Your browser doesn't support javascript.
loading
Median Arcuate Ligament Syndrome of Diaphragm - Literature Review and Case Report.
Camacho, Nelson; Alves, Gonçalo; Bastos Gonçalves, Frederico; Abreu, Rodolfo; Ferreira, Rita; Catarino, Joana; Correia, Ricardo; Ferreira, Maria Emília.
Afiliação
  • Camacho N; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Alves G; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Bastos Gonçalves F; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Abreu R; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Ferreira R; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Catarino J; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Correia R; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
  • Ferreira ME; Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital de Santa Marta, Lisboa, Portugal.
Rev Port Cir Cardiotorac Vasc ; 24(1-2): 57-61, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29898298
RESUMO
Objetivos: Descrever um caso clínico de síndrome do ligamento arqueado do diafragma (SLA) e realizar uma revisão da literatura. Métodos: Descrição de um caso clínico e revisão da literatura com recurso ao PubMed com os termos "median arcuate ligament", "Dunbar syndrome" e "MALS treatment". A bibliografia dos artigos relevantes foi verificada para identificar outros artigos pertinentes. Resultados: A síndrome do ligamento arqueado (SLA) ou síndrome de Dunbar é uma entidade clínica rara caracterizada pela compressão do tronco celíaco associada a sintomas gastrointestinais variáveis. No entanto, algum grau de compressão radiográfica é observado em 10-24% de doentes assintomáticos, o que torna o diagnóstico de SLA de exclusão. As opções terapêuticas incluem a secção do ligamento arcuato (via convencional, laparoscópica ou robótica) e a reconstrução vascular. A abordagem endovascular é atualmente utilizada apenas como procedimento adjuvante após a secção do ligamento arqueado. Doente do sexo feminino de 34 anos de idade, previamente saudável, recorre ao médico assistente por um quadro de dor epigástrica, especialmente pós-prandial, com 6 meses de evolução, associada a anorexia e perda ponderal não provocada superior a 8kg, num período de 3 meses. O exame objetivo não relevou alterações. Outras patologias gastrointestinais foram excluídas. A angiografia por tomografia computorizada revelou uma estenose focal de 80% na porção proximal do tronco celíaco. A doente foi submetida a uma descompressão cirúrgica por via convencional. O período pós-operatório decorreu sem intercorrências, tendo alta 5 dias após a intervenção com o trânsito gastrointestinal restabelecido e sem recorrência da dor abdominal. Conclusão: A abordagem diagnóstica e terapêutica do SLA deve ser individualizada e focada no doente, tendo em conta as múltiplas apresentações clínicas e possíveis opções terapêuticas. A descompressão cirúrgica convencional do ligamento arqueado continua a ser a base do tratamento.
Assuntos
Buscar no Google
Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Diafragma / Artéria Celíaca / Síndrome do Ligamento Arqueado Mediano Idioma: En Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Diafragma / Artéria Celíaca / Síndrome do Ligamento Arqueado Mediano Idioma: En Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article