Your browser doesn't support javascript.
loading
Accuracy of magnetic resonance imaging for diagnosing hallux valgus.
Helito, Paulo Victor Partezani; Rocha, Stephano Raydan Ramalho; Ortiz, Rafael Trevisan; Cerri, Giovanni Guido; Leite, Claudia da Costa; Rodrigues, Marcelo Bordalo.
Afiliação
  • Helito PVP; Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brazil.
  • Rocha SRR; Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brazil.
  • Ortiz RT; Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Cerri GG; Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brazil.
  • Leite CDC; Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brazil.
  • Rodrigues MB; Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brazil.
Radiol Bras ; 53(2): 81-85, 2020.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-32336822
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar a acurácia da ressonância magnética (RM) para o diagnóstico de hálux valgo usando radiografias com carga como padrão ouro. MATERIAIS E MÉTODOS: Análise retrospectiva de pacientes que realizaram RM do antepé e radiografias com carga, de janeiro a junho de 2015. O ângulo metatarsofalangiano (AMF) foi medido nas RMs e nas radiografias. O teste de Wilcoxon e regressão linear foram utilizados para comparar as mensurações. Pacientes foram divididos de acordo com os valores do AMF nas radiografias: > 15° (hálux valgo) e ≤ 15° (grupo controle). Avaliações qualitativa e quantitativa foram realizadas por RM. Para análise quantitativa, uma curva ROC foi utilizada para definir o ponto de corte com maior acurácia. RESULTADOS: Foram incluídas 66 RMs, 22 no grupo com hálux valgo e 44 no grupo controle. O teste de Wilcoxon indicou diferença significativa entre os métodos. Avaliação de regressão demonstrou relação não linear entre as medidas e e os valores não apresentaram boa correlação. Considerando os grupos hálux valgo e controle, um valor de corte 16,4° na RM demonstrou maior acurácia (86%). A avaliação subjetiva foi inferior à avaliação objetiva. CONCLUSÃO: A medida do AMF na RM pode ser utilizada para diagnóstico de hálux valgo, com um valor de corte de 16,4°.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article