Your browser doesn't support javascript.
loading
[The Consolata Order and indigenous peoples in the federal territory of Rio Branco (1948-1952): approaches for implementing care]. / Ordem Consolata e povos indígenas do território federal do Rio Branco (1948-1952): estratégias de abordagem para inserção de cuidados.
Machado, Jacquelaine Alves; Amorim, Raphael Florindo; Porto, Fernando.
Afiliação
  • Machado JA; Professora, Departamento de Ciências Socialmente Aplicadas/Universidade Estadual de Roraima.Boa Vista - RR - Brasil jacquelainealves@gmail.com.
  • Amorim RF; Professor, Departamento de Enfermagem/Universidade Federal de Roraima.Boa Vista - RR - Brasil raphael.amorim@ufrr.br.
  • Porto F; Professor, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil/Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro - RJ - Brasil fernando.porto@unirio.br.
Hist Cienc Saude Manguinhos ; 27(4): 1341-1353, 2020.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-33338190
RESUMO
A pesquisa discute as estratégias de aproximação com os indígenas de Rio Branco empreendidas por missionários católicos da Ordem Consolata em meados do século XX. Matérias selecionadas do periódico Missioni Consolata foram submetidas ao protocolo texto, imagem e contexto e relacionadas aos conceitos de campo, luta e espaço social, na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu. Duas matérias do periódico e seis imagens, mostrando estratégias dos religiosos para aproximação com os índios e introdução de cuidados, foram articuladas ao texto e ao contexto. Trazer à tona aspectos do passado, sem verniz religioso, para o uso de estratégias que podem passar despercebidas na política e no discurso em prol da saúde indígena foi a síntese da pesquisa.