Your browser doesn't support javascript.
loading
DOES ULNA FIXATION ALTER THE OUTCOME FOR DISTAL-THIRD FOREARM FRACTURES IN CHILDREN?
Neto, Jonatas Brito DE Alencar; Santos, Amanda Progênio Dos; Bezerra, Guthierrez Victor DE Abreu; Neto, Luiz Holanda Pinto; Cavalcante, Maria Luzete Costa.
Afiliação
  • Neto JBA; . Hospital do Instituto Dr. José Frota, Orthopedics and Traumatology Service, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Santos APD; . Hospital do Instituto Dr. José Frota, Orthopedics and Traumatology Service, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Bezerra GVA; . Hospital do Instituto Dr. José Frota, Orthopedics and Traumatology Service, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Neto LHP; . Hospital do Instituto Dr. José Frota, Orthopedics and Traumatology Service, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Cavalcante MLC; . Universidade Federal do Ceará, Hospital Universitário Walter Cantídio, Department of Orthopedics, Fortaleza, Ceará, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 30(1): e250848, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-35431625
RESUMO
Introdução: As fraturas do terço distal do antebraço são comuns na população pediátrica. O tratamento conservador da fratura ipsilateral da metáfise distal da ulna é um dos fatores de risco para a perda da redução. Recomenda-se a fixação percutânea da fratura com fios K. Este estudo tem como objetivo avaliar o resultado da fixação percutânea de ambos os ossos realizada como tratamento primário. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo clínico randomizado, aberto e prospectivo, que incluiu pacientes com esqueleto imaturo que foram submetidos à cirurgia para fraturas da parte distal do rádio e a ulna. Os participantes foram randomizados em dois grupos, um com fixação apenas da fratura do rádio e outro com fixação das fraturas do rádio e da ulna, e foram acompanhados clínica e radiologicamente por até 12 semanas de pós-operatório. Resultados: Dezesseis crianças foram selecionadas. No intraoperatório, a fluoroscopia foi ativada por mais tempo na fixação da ulna (p = 0,011) e o tempo cirúrgico foi maior nesse grupo (p = 0,014). Nas avaliações pós-operatórias, o grupo cuja cirurgia envolveu a fixação de ambos os ossos teve escore de dor menor depois da cirurgia (p < 0,001) e menos tempo de afastamento da escola (p < 0,001). Conclusões: Neste estudo, a dor pós-operatória e o afastamento da escola foram menores quando se realizou fixação do rádio e da ulna. Nível de Evidência II; Estudo randomizado controlado.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article