Your browser doesn't support javascript.
loading
Validation of the Brazilian version of the Hinting Task and Facial Emotion Recognition Test (FERT-100) in patients with schizophrenia.
Cruz, Breno Fiuza; de Oliveira, Amanda Margarida; Del-Ben, Cristina Marta; Corcoran, Rhiannon; Salgado, João Vinícius.
Afiliação
  • Cruz BF; Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Mental, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • de Oliveira AM; Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Neurociências, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • Del-Ben CM; Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Neurociências, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • Corcoran R; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Salgado JV; University of Liverpool, Department of Primary Care and Mental Health, Liverpool, United Kingdom.
Dement Neuropsychol ; 16(3): 300-308, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36619846
RESUMO
A cognição social é um domínio especialmente relevante na esquizofrenia devido à sua associação com o comprometimento funcional. No entanto, ainda não temos estudos que validaram instrumentos com qualidades psicométricas internacionalmente estabelecidas para a população brasileira. Objetivos: Apresentar as qualidades psicométricas e contribuir para a validação da versão brasileira do Hinting Task e do Teste de Reconhecimento de Emoções Faciais (FERT-100). Métodos: Foram avaliados 104 pacientes estabilizados residentes na comunidade com diagnóstico de esquizofrenia e 89 controles. Avaliou-se as propriedades psicométricas do Hinting Task e FERT-100 para validade de construto discriminante, validade de construto divergente, validade de construto convergente, validade de critério concorrente e confiabilidade. Resultados: Houve uma diferença estatisticamente significativa entre pacientes e controles quanto à cognição social (Hinting Task: Z=6,85; p<0,001. FERT-100: t=4,88; p<0,001). Os principais preditores da variação na cognição social foram os domínios neurocognitivos. As associações entre os testes de cognição social e outras variáveis estudadas são semelhantes às encontradas na literatura. A cognição social mantém correlação com a capacidade funcional mesmo quando a neurocognição é levada em consideração. Conclusões: A validade da versão brasileira do Hinting Task e do FERT-100 pode ser determinada, pois a relação desses testes com outras variáveis clínicas é semelhante à observada na literatura.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article