Your browser doesn't support javascript.
loading
Doxycycline to treat levodopa-induced dyskinesias in Parkinson's disease: a preliminary study.
Santos-Lobato, Bruno Lopes; Brito, Manuelina Mariana Capellari Macruz; Pimentel, Ângela Vieira; Cavalcanti, Rômulo Torres Oliveira; Del-Bel, Elaine; Tumas, Vitor.
Afiliação
  • Santos-Lobato BL; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Brito MMCM; Universidade Federal do Pará, Faculdade de Medicina, Laboratório de Neuropatologia Experimental, Belém PA, Brazil.
  • Pimentel ÂV; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Cavalcanti RTO; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Del-Bel E; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Tumas V; Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP, Brazil.
Arq Neuropsiquiatr ; 81(5): 460-468, 2023 05.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37257466
RESUMO
ANTECEDENTES: A discinesia induzida por levodopa (DIL) é uma complicação motora comum da terapia com levodopa em pacientes com doença de Parkinson (DP). A doxiciclina é uma tetraciclina amplamente usada e barata, com propriedade anti-inflamatória. OBJETIVO: Avaliar a eficácia e segurança da doxiciclina em pacientes com DP e DIL. MéTODOS: Este foi um estudo aberto, não-controlado, de braço único, monocêntrico, fase 2 e de prova de conceito, em pacientes com DP e impacto funcional das discinesias, que usavam levodopa três vezes ao dia, em um ambulatório de distúrbios de movimento no Brasil. Os participantes foram tratados com doxiciclina 200 mg/dia por 12 semanas, com avaliações na base, na semana 4 e na semana 12 do tratamento. A medida de desfecho primário foi a mudança no escore total da Unified Dyskinesia Rating Scale (UDysRS) da base à semana 12, avaliada por dois avaliadores cegos. As medidas-chave de desfecho secundário fora o tempo em OFF e tempo em ON com discinesia problemática. RESULTADOS: Oito pacientes com DP foram tratados e avaliados. A doxiciclina 200 mg/dia reduziu o escore total da UDysRS na semana 12, comparado com a avaliação inicial (χ2 de Friedman = 9.6; p = 0.008). Além disso, a doxiciclina reduziu o tempo em ON com discinesia problemática (χ2 de Friedman = 10.8; p = 0.004) sem piorar o parkinsonismo. Não houve eventos adversos graves, e dispepsia foi o evento mais comum. CONCLUSãO: No presente estudo preliminar, aberto e não-controlado, a doxiciclina foi eficaz em reduzir as DIL e segura após tratamento por 12 semanas. Estudos clínicos bem-desenhados e placebo-controlados adicionais, com duração mais longa e maior número de participantes, são necessários.
Assuntos

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson / Discinesias / Discinesia Induzida por Medicamentos Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson / Discinesias / Discinesia Induzida por Medicamentos Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article