Your browser doesn't support javascript.
loading
Clinical, Economic, and Humanistic Impact of Short-Bowel Syndrome/Chronic Intestinal Failure in Portugal (PARENTERAL Study).
Silva, Raul; Guerra, Paula; Rocha, Anabela; Correia, Miguel; Ferreira, Ricardo; Fonseca, Jorge; Lima, Eduardo; Oliveira, António; Vargas Gomes, Marta; Ramos, Diogo; Andreozzi, Valeska; Santos, Marisa D.
Afiliação
  • Silva R; Paediatrics Department, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Lisboa, Portugal.
  • Guerra P; Paediatrics Department, Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto, Portugal.
  • Rocha A; Surgery Department, Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Porto, Portugal.
  • Correia M; Paediatrics Department, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Lisboa, Portugal.
  • Ferreira R; Paediatrics Department, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal.
  • Fonseca J; Gastroenterology Department, Hospital Garcia de Orta, Lisboa, Portugal.
  • Lima E; Surgery Department, Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto, Portugal.
  • Oliveira A; Surgery Department, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.
  • Vargas Gomes M; Exigo Consultores, Lisboa, Portugal.
  • Ramos D; Exigo Consultores, Lisboa, Portugal.
  • Andreozzi V; Exigo Consultores, Lisboa, Portugal.
  • Santos MD; Surgery Department, Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Porto, Portugal.
GE Port J Gastroenterol ; 30(4): 293-304, 2023 Aug.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37767305
RESUMO
Introdução: Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto clínico, económico e social da síndrome do intestino curto/falência intestinal crónica (SIC/FIC) em Portugal. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo e multicêntrico de revisão dos processos clínicos incluindo uma componente transversal para avaliação da qualidade de vida (QV). Os critérios de elegibilidade incluíram doentes com SIC/FIC, idade ≥1 ano, em nutrição parenteral (NP) e clinicamente estáveis. A recolha de dados incluiu a revisão dos processos clínicos ao longo de um período de 12 meses e a aplicação de questionários auto-administrados a doentes e cuidadores e de questionários de QV (SF-36/PedsQL™). Os indicadores principais foram a caracterização clínica e da NP, a utilização de recursos de saúde, custos diretos e QV dos doentes. Resultados: Foram incluídos 31 doentes (11 adultos e 20 crianças). A idade média (desvio padrão: DP) foi de 57.9 (14.3) anos nos adultos e de 7.5 (5.0) nas crianças com um tempo médio desde o diagnóstico de 10.2 (5.9) e 6.6 (4.2) anos, respetivamente. A NP foi administrada durante uma média de 5.2 e 6.6 dias por semana, em adultos e crianças respetivamente, em 81.8% e 90.0% dos adultos/crianças foi feita em casa durante uma média de 9.6 ou 10.8 meses por ano, respetivamente. O número médio anual de hospitalizações foi de 1.9 (1.6) e 2.0 (1.5) com uma duração média de 34.0 (47.4) e 29.4 (32.3) dias, em adultos e crianças, respetivamente. Foram reportados 21 e 40 episódios de hospitalização em adultos/crianças, dos quais 71.4% e 85.0% foram devido a complicações relacionadas ao uso de cateter. Os custos diretos anuais médios por doente ascenderam a 47,857.53 EUR nos adultos e a 74,734.50 EUR nas crianças, sendo que os maiores responsáveis foram a NP e as hospitalizações. A avaliação da QV mostrou um comprometimento clinicamente significativo da componente física nos adultos e uma deterioração relevante da dimensão escolar nas crianças. Conclusões: A gestão dos doentes com SIC/FIC em Portugal é caracterizada por uma sobrecarga substancial a nível terapêutico e de utilização de recursos de saúde, o que se traduz em elevados custos diretos e comprometimento substancial da componente física nos adultos e do desempenho escolar nas crianças.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article