Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos vivenciados por puérperas na realização do primeiro banho do recém nascido no alojamento conjunto / Feelings experienced by postpartum women in achieving the first bath of thenewborn in rooming

Silva, Clarissa Morganna Santos; Dantas, Janmilli da Costa; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Lopes, Thais Rosental Gabriel; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de.
Mundo saúde (Impr.); 39(3): [279-286], set. 13, 2015.
Português | Ministério da Saúde | ID: mis-37756
O banho do recém-nascido propicia os primeiros cuidados dispensados pela mãe, além de trocas e ajustes interacionaisentre eles, em busca da promoção e observação geral das condições físicas e motoras do bebê. O estudo objetiva investigaros sentimentos de puérperas na realização do primeiro banho de aspersão do recém-nascido no alojamento conjunto.Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em uma Maternidade Escola no Nordeste doBrasil em 2013, no período de agosto a setembro de 2013 após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecernº 14079113.0.0000.5568. Assim, após a análise das entrevistas com 27 puérperas, identificaram-se duas categorias referentesao banho de aspersão com o recém-nascido, relacionados aos sentimentos maternos na realização do mesmo, taisseja, sentimento de felicidade e sentimento de medo. Conclui-se que os primeiros cuidados dispensados aos recém-nascidospelas puérperas por meio do banho de aspersão permearam sentimentos antagônicos de felicidade e medo. A ligação entreo binômio é demonstrada por meio da alegria de estar cuidando do seu bebê durante o banho diário, bem como peloreceio de ter em mãos um ser ainda pequenino e frágil dotado de cuidados especiais.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1