Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da efetividade dos programas de prevenção da obesidade em adolescentes: revisão sistemática e metanálise / Evaluation of the effectieness of prevention programs for obesity in adolescents: systematic review and metanalysis

Freitas, Marina Gonçalves; Souza, Kathiaja Miranda; Elias, Flávia Tavares Silva; Santos, Marisa da Silva.
Comun. ciênc. saúde; 28(1): [250-261], jan., 2017. ilus, tab
Português | Ministério da Saúde | ID: mis-39797

OBJETIVOS:

Identificar, descrever e avaliar a efetividade dos programas de prevenção da obesidade para adolescentes.

MÉTODOS:

Revisão sistemática, com busca estruturada em nove bases de dados. Foram considerados elegíveis ensaios clínicos randomizados (ECR) e estudos quase-experimentais que relataram a experiência desses programas quando comparado a um controle, sendo o tempo de acompanhamento de no mínimo um ano. Os desfechos dos estudos deveriam incluir medidas relativas à obesidade, a partir das quais metanálises foram realizadas. Foi realizada descrição dos componentes dos programas.

RESULTADOS:

Dentre 1.614 estudos identificados, 13 atenderam aos critérios de inclusão. As metanálises realizadas para a diferença de média dos desfechos escore Z do IMC, IMC e prevalência de sobrepeso e obesidade foram -0,01, 0,01 e -0,01, respectivamente. A descrição dos programas revelou elementos motivacionais, de educação, de incentivo à alimentação saudável e atividade física e de envolvimento da família. A metanálise realizada mostrou redução do percentual de gordura corporal (diferença média: -2,18).

CONCLUSÕES:

Observou-se relevância no desfecho percentual de gordura corporal. A descrição mostrou que os programas avaliados possuem amplo leque de intervenções(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1