Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pain management in children undergoing surgical procedures / Manejo da dor em crianças submetidas a procedimentos cirúrgicos

Santos, Amanda Francielle; Machado, Rafaela Ribeiro; Ribeiro, Caíque Jordan Nunes; Mendes Neto, José Marden; Luz, Luciane Katrine Teixeira da; Ribeiro, Maria do Carmo de Oliveira; Menezes, Míriam Geisa Virgens.
Mundo saúde (Impr.); 43(2): [438-455], abr., 2019. tab, graf
Inglês, Português | Ministério da Saúde | ID: mis-40446
Diante da relevância do manejo adequado da dor na evolução do quadro clínico da criança, este estudo visa ressaltarpara os profissionais da saúde a importância da utilização da escada analgésica, escala de avaliação da dor e deseu registro. O objetivo deste estudo foi avaliar a adequação terapêutica do analgésico de acordo com o Índice deManejo da Dor, a intensidade e o registro de dor em crianças submetidas a procedimento cirúrgico. Foi realizadoum estudo exploratório e quantitativo, cuja amostra foi constituída por 31 crianças de 5 a 12 anos em pós-operatóriomediato. O instrumento de coleta de dados foi composto por questões sobre dados sociodemográficos e clínicos. Aavaliação de dor ocorreu durante 3 dias consecutivos. Realizou-se a análise descritiva univariada e os resultados foramapresentados na forma de gráfico e tabelas. Constatou-se alta prevalência de dor no primeiro (48%) e terceiro (45%)dia de pós-operatório, com maior intensidade de dor no primeiro dia (moderada à intensa - 49%). No primeiro diaas crianças apresentaram maiores inadequações analgésicas e os registros de dor no prontuário não condiziam coma quantidade de relatos. Essas inadequações, constituindo um importante desafio para o sucesso no pós-operatórioinfantil. Este estudo serve de subsídio para melhorias na qualidade do cuidado pós-operatório de crianças(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1