Your browser doesn't support javascript.

BVS del Sindicato Médico del Uruguay

Portal de Búsqueda de la BVS

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares / The influence of socioeconomic level in temporal resolution in school-age children

Balen, Sheila Andreoli; Boeno, Mirian Regina Moresco; Liebel, Graziela.
Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol; 15(1): 7-13, 2010. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-545723

OBJETIVO:

Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação.

MÉTODOS:

A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test.

RESULTADOS:

As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.

CONCLUSÃO:

Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído.
Biblioteca responsable: BR663.1