Your browser doesn't support javascript.
loading
Colposcopic triage methods for detecting cervical intraepithelial neoplasia grade 3 after cytopathological diagnosis of low-grade squamous intraepithelial lesion: a systematic review on diagnostic tests / Métodos de triagem colposcópica para detecção de neoplasia intraepitelial cervical grau 3 após diagnóstico citopatológico de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau: uma revisão sistemática de testes diagnósticos
Corrêa, Flávia de Miranda; Russomano, Fábio Bastos; Oliveira, Caroline Alves de.
Afiliación
  • Corrêa, Flávia de Miranda; Instituto Nacional do Câncer. Programa de Controle do Câncer. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Article en En | ARCA | ID: arc-8854
ABSTRACT
CONTEXTO E

OBJETIVO:

O desempenho do teste de DNA-HPV (ácido desoxirribonucleico-papilomavírus humano) oncogênico estratificado por idade para triagem de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) demanda investigação. O objetivo do estudo foi avaliar e comparar o desempenho, para detecção de neoplasia intraepitelial cervical (NIC3), do teste de DNA-HPV oncogênico e da citologia de repetição estratificados por idade (ponto de corte 35 anos), para triagem de LSIL. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Revisão sistemática da literatura. Foram identificados estudos em nove bases de dados eletrônicas e listas de referências dos artigos recuperados.

MÉTODOS:

Critérios de elegibilidade citologia inicial LSIL, realização do teste de DNA-HPV oncogênico e da citologia de repetição e detecção de NIC3. A diretriz QUADAS (Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies) foi utilizada para avaliação da qualidade. As informações foram sintetizadas qualitativamente.

RESULTADOS:

Dentre 7.776 estudos, 284 eram pertinentes ao tema e três atenderam aos critérios de elegibilidade. A prevalência de NIC3 apresentou variação entre 6% e 12%. A taxa de positividade do teste de DNA-HPV apresentou variação entre 64% e 83%; a sensibilidade para NIC3 apresentou variação entre 95,2% e 100%; a especificidade estava disponível em dois estudos (27% e 52%). A sensibilidade da citologia de repetição (ponto de corte ASCUS ­ células escamosas atípicas de significado indeterminado) estava disponível em dois estudos (33% e 90,8%); a especificidade estava disponível em um estudo (53%).

CONCLUSÕES:

Não existem, atualmente, evidências científicas disponíveis para comprovar que, em mulheres com 35 anos ou mais e citologia LSIL, a triagem colposcópica com teste de DNA-HPV oncogênico apresenta melhor desempenho para detecção de NIC3 do que a repetição citológica.
Asunto(s)
Palabras clave
Texto completo: 1 Colección: 06-national Banco de datos: ARCA Asunto principal: Frotis Vaginal / Sondas de ADN de HPV / Displasia del Cuello del Útero / Triaje / Sensibilidad y Especificidad / Colposcopía Idioma: En Año: 2012 Tipo del documento: Article
Texto completo: 1 Colección: 06-national Banco de datos: ARCA Asunto principal: Frotis Vaginal / Sondas de ADN de HPV / Displasia del Cuello del Útero / Triaje / Sensibilidad y Especificidad / Colposcopía Idioma: En Año: 2012 Tipo del documento: Article