Your browser doesn't support javascript.
loading
O trabalho de jovens universitários e repercussões no sono e na sonolência: trabalhar e estudar afeta diferentemente homens e mulheres? / The work of university students and impact on sleep and sleepiness work and study affects men and women differently?
São Paulo; s.n; 2009. 96 p.
Thesis en Pt | LILACS | ID: lil-558093
Biblioteca responsable: BR67.1
Ubicación: BR67.1; 612.022, 8. 51237/2010 / BR67.1; DR, 952. CM. 51238/2010
RESUMO
Trabalhar e estudar têm sido freqüentemente observadas entre jovens universitários. Um dos resultados dessa dupla jornada a esta população é a restrição aos horários de dormir e acordar, especialmente nos dias de trabalho. Como conseqüência da privação de sono, relatos de sonolência excessiva diurna e queda no desempenho nos estudos e no trabalho são freqüentes. Em relação às diferenças entre os sexos, poucos são os estudos que abordam as características dos padrões do ciclo vigília-sono e sonolência de universitários trabalhadores, homens e mulheres.

Objetivo:

Analisar o ciclo vigília-sono e sonolência de homens e mulheres que trabalham e estudam no turno noturno.

Metodologia:

Participaram deste projeto 82 estudantes universitários trabalhadores, de 21 a 26 anos de idade, que freqüentavam as aulas no período noturno. Na primeira etapa, os participantes preencheram o “questionário de caracterização das condições de vida, saúde e trabalho”. Na segunda etapa, os participantes utilizaram um actímetro durante 7 dias consecutivos para obtenção de dados de sono e vigília, preencheram a escala de sonolência Karolinska (KSS) e realizaram um teste de vigilância psicomotora (PVT) em diversos momentos do dia. Além disso, os estudantes preencheram um protocolo diário de atividades As análises das variáveis do ciclo vigília sono, sonolência e médias dos tempos de reação foram deitas utilizando a ANOVA para medidas repetidas. As análises das atividades diárias entre os sexos foram realizadas análises de variância (ANOVA) de 2 fatores (sexo e dia da semana) ou teste t-student. As análises das vaiáveis dependentes “ relatos de sonolência excessiva nas aulas” e “tempo dedicado nas aulas” foram realizadas através, respectivamente das análises de regressão logística e linear multivariadas. Em todas as análises utilizou-se como nível de significância α=5 por cento.

Resultados:

Os resultados mostraram que nos dias de trabalho as mulheres apresentaram um início de sono e meio...
Asunto(s)
Buscar en Google
Colección: 01-internacional Banco de datos: LILACS Asunto principal: Privación de Sueño / Fases del Sueño / Estudiantes / Vigilia / Mujeres / Horas de Trabajo / Ritmo Circadiano / Hombres Idioma: Pt Año: 2009 Tipo del documento: Thesis
Buscar en Google
Colección: 01-internacional Banco de datos: LILACS Asunto principal: Privación de Sueño / Fases del Sueño / Estudiantes / Vigilia / Mujeres / Horas de Trabajo / Ritmo Circadiano / Hombres Idioma: Pt Año: 2009 Tipo del documento: Thesis