Your browser doesn't support javascript.
loading
Borg scale: a new method for hypernasality rating. / Escala de Borg: um novo método para avaliação da hipernasalidade de fala.
Ramos-Favaretto, Francine Santos; Fukushiro, Ana Paula; Scarmagnani, Rafaeli Higa; Yamashita, Renata Paciello.
Afiliación
  • Ramos-Favaretto FS; Laboratório de Fisiologia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Fukushiro AP; Laboratório de Fisiologia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Scarmagnani RH; Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Yamashita RP; Laboratório de Fisiologia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
Codas ; 31(6): e20180296, 2019.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-31800882
RESUMO
OBJETIVO: Investigar a confiabilidade da escala Borg centiMax como método de avaliação perceptivo-auditiva da hipernasalidade e a influência do tipo de amostra de fala sobre a confiabilidade das avaliações. MÉTODO: Quatro fonoaudiólogas experientes classificaram a hipernasalidade de 80 amostras de fala de pacientes com fissura de palato reparada (40 vocábulos e 40 sentenças) utilizando a escala ordinal de 5 pontos e a escala Borg centiMax. Os índices de concordância intra e interavaliadores foram estabelecidos para ambas as escalas e amostras. A comparação desses índices foi feita pelo teste Z e a comparação entre as escalas foi feita pelo coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). RESULTADOS: Verificou-se correlação muito alta e significante entre a Escala Borg centiMax e a escala ordinal, para ambas as amostras. Os índices de concordância intra-avaliadores (CCI) para a escala Borg centiMax variaram de excelente a bom e, para a escala ordinal (Kappa), de excelente a pobre, em ambas as amostras. A concordância interavaliadores (CCI) para a escala Borg centiMax variou de excelente a moderada e, para a escala ordinal (Kappa), variou de moderada a pobre, para vocábulos e sentenças. Diferença estatisticamente significante, com melhores índices de concordância intra e interavaliadores para vocábulos, foi obtida com a escala Borg centiMax. Para a escala ordinal, diferença significante entre vocábulos e sentenças foi observada apenas para a comparação interavaliador. CONCLUSÃO: A escala Borg centiMax apresentou melhores índices de concordância intra e interavaliadores. A amostra contendo vocábulos mostrou melhores índices de concordância na maioria das comparações, para ambas as escalas.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Trastornos del Habla / Medición de la Producción del Habla / Calidad de la Voz Tipo de estudio: Etiology_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Año: 2019 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Asunto principal: Trastornos del Habla / Medición de la Producción del Habla / Calidad de la Voz Tipo de estudio: Etiology_studies Límite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Año: 2019 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil