Your browser doesn't support javascript.
loading
Desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens adultos com Paralisia Cerebral de acordo com a CIF? Uma revisão do escopo.
Chagas, Paula S C; Magalhães, Elton D D; Sousa Junior, Ricardo R; Romeros, Angélica C S F; Palisano, Robert J; Leite, Hércules R; Rosenbaum, Peter.
Afiliación
  • Chagas PSC; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico e Funcional, Faculdade de Fisioterapia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Magalhães EDD; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico e Funcional, Faculdade de Fisioterapia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • Sousa Junior RR; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
  • Romeros ACSF; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
  • Palisano RJ; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
  • Leite HR; Fisioterapia e Ciências da Reabilitação, Drexel University, Filadélfia, PA, EUA.
  • Rosenbaum P; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
Dev Med Child Neurol ; 65(6): e61-e69, 2023 Jun.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-36529898
ABSTRACT
A CIF pode ser usada para mapear uma série de desfechos por meio de estudos de desenvolvimento. Os principais desfechos investigados em crianças com PC foram atividade e estrutura e função corporal. Pouco tem sido explorado os desfechos de participação e fatores contextuais ao longo do tempo. A principal classificação utilizada para estratificar os participantes foi o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Estudos futuros devem ampliar seu foco para diferentes áreas da CIF, e na transição para a vida adulta. Estudos sobre o desenvolvimento de indivíduos com PC ajudam terapeutas e pais a planejarem abordagens de tratamento e prognóstico futuro. Os principais desfechos investigados em indivíduos com PC foram atividade e estruturas e funções corporais. Pouco tem sido explorado em desfechos de participação e de fatores contextuais ao longo do tempo.
RESUMO

OBJETIVOS:

Identificar e fornecer uma visão geral descritiva dos estudos de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens adultos com paralisia cerebral (PC); e mapear áreas de foco de acordo com os componentes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS.

MÉTODO:

Estudos longitudinais do desenvolvimento de crianças, adolescentes e/ou jovens adultos com PC foram incluídos nesta revisão de escopo. A busca por estudos elegíveis foi realizada nas bases de dados MEDLINE, PubMed, LILACS, EMBASE, Cochrane, CINAHL, Scopus, e foi restrita aos anos de 2002-2022. Todas os desfechos dos estudos foram classificados em componentes da CIF.

RESULTADOS:

Nos 56 estudos incluídos, houve 19.438 participantes, envolvendo principalmente crianças, seguidas de adolescentes e, por último, jovens adultos. Todos os componentes da CIF foram investigados e muitos estudos relataram resultados em mais de um componente. O componente atividade foi o mais investigado (67,9%; n = 38 estudos), seguida da estrutura e função corporal (42,9%; n = 24 estudos). A participação (14,2%; n = 8 estudos) e os fatores ambientais (3,6%; n = 2 estudos) foram os menos estudados. Nenhum dos estudos investigou fatores pessoais como desfecho. INTERPRETAÇÃO Esta revisão de escopo fornece uma visão geral dos estudos sobre o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens adultos com PC, usando a estrutura da CIF, identificando áreas atuais de foco e lacunas. Estudos futuros devem visar a participação, os fatores contextuais e a transição para a vida adulta. O QUE ESTE ESTUDO ADICIONA A CIF pode ser usada para mapear uma série de desfechos por meio de estudos de desenvolvimento. Os principais desfechos investigados em crianças com PC foram atividade e estrutura e função corporal. Pouco tem sido explorado os desfechos de participação e fatores contextuais ao longo do tempo. A principal classificação utilizada para estratificar os participantes foi o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Estudos futuros devem ampliar seu foco para diferentes áreas da CIF, e na transição para a vida adulta.

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Observational_studies / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Dev Med Child Neurol Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Observational_studies / Prognostic_studies Idioma: En Revista: Dev Med Child Neurol Año: 2023 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil