Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Methodology of a nationwide cross-sectional survey of prevalence and epidemiological patterns of hepatitis A, B and C infection in Brazil / Metodologia de um estudo de inquérito nacional da prevalência e de padrõesa epidemiológicos das hepatites A, B e C no Brasil

Ximenes, Ricardo Arraes de Alencar; Pereira, Leila Maria Beltrão; Martelli, Celina Maria Turchi; Merchán-Hamann, Edgar; Stein, Airton Tetelbom; Figueiredo, Gerusa Maria; Braga, Maria Cynthia; Montarroyos, Ulisses Ramos; Brasil, Leila Melo; Turchi, Marília Dalva; Fonseca, José Carlos Ferraz da; Lima, Maria Luiza Carvalho de; Alencar, Luis Cláudio Arraes de; Costa, Marcelo; Coral, Gabriela; Moreira, Regina Celia; Cardoso, Maria Regina Alves.
Artigo em Inglês | ARCA | ID: arc-28182
Um inquérito de base populacional foi conduzido na população urbana de todas as capitais e do Distrito Federal no Brasil para fornecer informações sobre a prevalência de hepatites virais e fatores de risco, entre 2005 e 2009. Este artigo descreve o delineamento e a metodologia do estudo que envolveu a população com idade entre 5 e 19 anos para hepatite A e 10 a 69 anos para hepatite B e C. As entrevistas e amostras de sangue foram obtidas através de visitas domiciliares e a amostra selecionada a partir de uma amostragem estratificada em múltiplos estágios (por conglomerado) com igual probabilidade para cada domínio de estudo (região e faixa etária). Nacionalmente, 19.280 residências e ~31.000 indivíduos foram selecionados. O tamanho da amostra foi suficiente para detectar uma prevalência em torno de 0,1% e para avaliar os fatores de risco por região. A metodologia apresentou-se viável para distinguir entre diferentes padrões epidemiológicos da hepatite A, B e C. Estes dados serão de valia para a avaliação das políticas de vacinação e para o desenho de estratégias de controle.