Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Metodologias utilizadas nas dissertações de um programa de pós-graduação: pesquisa bibliográfica / Methodologies used in the dissertations of a post graduation degree program: bibliographical research

Hermann, Ana Paula; Bonin, Yonara Cristiane Ribeiro; Peres, Aida Maris; Wolff, Lillian Daisy Gonçalves; Holanda, Adriano Furtado; Lacerda, Maria Ribeiro.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-23793
Tendo em vista os sete anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF-UFPR), este estudo tem como objetivo principal descrever as linhas metodológicas utilizadas no mestrado, no período de 2002 a 2008. Por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se a produção de 64 dissertações. A abordagem qualitativa foi empregada em 53 delas, em estudos exploratório-descritivos e descritivos, nos quais a linha filosófica predominante foi a fenomenológica. Os instrumentos de coleta de dados mais utilizados foram entrevistas semi-estruturadas e observação. Já as técnicas de análise de dados mais aplicadas foram as análises de conteúdo e a fenomenológica. A abordagem quantitativa foi utilizada em sete dissertações, com destaque para estudos transversais descritivos, com aplicação de questionários e entrevistas com roteiro estruturado e o uso do programa Epi-Info para análise de dados. Outras quatro dissertações uniram as duas abordagens. A produção de conhecimento gerada no PPGENF-UFPR aponta uma efetiva contribuição da universidade à sociedade, com a formação de mestres cujas dissertações focalizam diversos contextos da prática de enfermagem, desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamentos, reabilitação até o cuidado mais complexo.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1