Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social network of children with cronic disease: knowledge and practice of nursing / Red social de niños con enfermedad crónica: conocimiento y práctica de enfermeras / Rede social de crianças com doença crônica: conhecimento e prática de enfermeiros

Souza, Maria Helena do Nascimento; Nóbrega, Vanessa Medeiros da; Collet, Neusa.
Rev. bras. enferm ; 73(2): e20180371, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1098808
RESUMO

Objetivos:

identificar o conhecimento e a prática de enfermeiros de atenção primária sobre a abordagem de rede social de famílias de crianças com doenças crônicas.

Métodos:

pesquisa qualitativa realizada mediante entrevista com 23 enfermeiros de saúde da família de um município da Paraíba e um do Rio de Janeiro, no período de junho a julho de 2017. Os dados foram interpretados pela análise temática.

Resultados:

rede social significou suporte institucional oferecido por serviços externos à unidade e questões socioeconômicas implicadas no contexto familiar. Na prática os enfermeiros encontram dificuldades para prestar cuidado integral e estabelecer vínculo com as famílias. Quando encaminhadas para outros profissionais, existe fragilidade na contrarreferência à unidade saúde da família. Considerações finais há lacunas no conhecimento e na prática dos enfermeiros sobre abordagem de rede social, necessitando de capacitação profissional para o fortalecimento das relações sociais e do suporte necessário às famílias de crianças com doenças crônicas.
Biblioteca responsável: BR1.1