Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunidade de remanescentes de quilombolas: práticas culturais de cuidado utilizadas no puerpério / A quilombola remnants community: cultural health care practices used in puerperium / Comunidad de remanentes quilombolas: prácticas cultual de atención utilizadas en el puerperio

Lucena, Tâmara Silva de; Costa, Luana Jeniffer Souza Farias da; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Silva, Jovânia Marques de Oliveira e.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e50968, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1122751

Objetivo:

descrever as práticas culturais de cuidado no puerpério de mulheres quilombolas.

Método:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa e delineado por meio da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger. Participaram do estudo quatorze mulheres quilombolas que já tinham vivenciado o período puerperal. A coleta das informações ocorreu de junho a setembro de 2018. Projeto aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

observou-se a manutenção das crenças e valores, considerando a cultura local relacionada às práticas de cuidado de puérperas quilombolas. Considerações finais as práticas de cuidado desenvolvidas por mulheres quilombolas no pós-parto se caracterizam por receber influência das crenças, valores e modos de vida que foram transmitidas por meio da oralidade por outras mulheres que já tinham vivenciado esse período.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1