Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da acessibilidade aos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos profissionais / Evaluation of accessibility to Primary Health Care services in the view perspective of health personnel / Evaluación de la accesibilidad a los servicios de Atención Primaria de Salud desde la perspectiva de los profissionales

Sousa, Ana Inês; Santos, Ludmilla Barbosa Bonfim dos; Souza, Maria Helena do Nascimento; Paixão, Tatiana Monteiro da; Farias, Sheila Nascimento Pereira de.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e47069, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1128417

Objetivo:

avaliar, sob a ótica do profissional, a acessibilidade à atenção primária à saúde pela população coberta pela Estratégia Saúde da Família no município do Rio Janeiro, Brasil.

Método:

estudo transversal realizado com 349 profissionais de equipes de saúde da família. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário Primary Care Assessment Tool PCATool.

Resultados:

o indicador de acessibilidade não foi bem avaliado. O período de funcionamento da unidade, a não disponibilidade de profissional para dar orientações por telefone ou para prestar assistência quando o serviço está fechado e o tempo de espera para o usuário ser atendido, foram relatados como insuficientes.

Conclusão:

tais resultados mostram as fragilidades na rede de atenção primária à saúde no que tange a garantia do acesso da população aos serviços e a possibilidade dos profissionais da Estratégia Saúde da Família prestarem um cuidado integral e resolutivo.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1