Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Extranodal lymphoma in a bush dog (Speothos venaticus) - case report / Linfoma extranodal em um cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus) - relato de caso

Carvalho, T. F; Pessanha, Â. T; Pierezan, F; Tinoco, H. P; Hoffmann, A. R; Torres Neto, R; Amorim, R. L; Paixão, T. A; Santos, R. L.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online) ; 72(3): 754-760, May-June, 2020. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1129169
Um cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), de sete anos de idade, mantido em cativeiro, foi diagnosticado com linfoma que havia afetado os rins, as adrenais, o fígado e o baço. O animal desenvolveu insuficiência renal e foi submetido à eutanásia devido ao prognóstico desfavorável. Macroscopicamente, ambos os rins estavam aumentados de tamanho, com múltiplos nódulos. Histologicamente, a neoplasia era infiltrativa, pobremente delimitada e constituída por células redondas. Duas populações distintas foram observadas células pequenas com morfologia linfocítica e células grandes e pleomórficas. A maior parte da população de células pequenas, correspondendo a aproximadamente 40% da população celular na neoplasia, foi positiva para CD3. As células neoplásicas foram positivas para CD45, CD11d e granzima B e negativas para CD20, CD79a, PAX5, CD163 e mieloperoxidase. Este é o primeiro caso de linfoma em um cachorro-do-mato-vinagre. Tal relado demonstra a utilidade de vários marcadores de superfície celular para o diagnóstico diferencial de tumores de células redondas nessa espécie.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1