Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabalho de parto prematuro: condições associadas / Premature delivery: associated conditions / Trabajo de entrega prematura: condiciones asociadas

Alves, Isabela Soares Gomes; Sanches, Maria Elisângela Torres de Lima; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Vieira, Maraysa Jéssyca de Oliveira; Teixeira, Larissa de Morais; Costa, André Veras.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-11], jan. 2021. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1150384

Objetivo:

identificar quais os fatores de risco/condições clínicas frequentemente estão associados ao trabalho de parto prematuro em uma maternidade referência para alto risco.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, documental. Compreenderam-se, na população estudada, as gestantes com diagnóstico de trabalho de parto prematuro internadas na maternidade de um hospital público no período de junho a setembro de 2018.

Resultados:

identificou-se que, das 40 gestantes, 21 (52,5%) tinham de 20 a 34 anos e, em relação à paridade, 24 (60%) eram multigestas; dos casos que apresentaram alguma condição clínica associada ao diagnóstico de trabalho de parto prematuro, a Infecção do Trato Urinário foi a intercorrência mais incidente, correspondendo a 27 (65%) dos casos.

Conclusão:

constata-se que os fatores de risco mais incidentes para o desenvolvimento do trabalho de parto prematuro foram a idade materna, a paridade e intercorrências como a Infecção do Trato Urinário. Visualizou-se que cabe, aos profissionais envolvidos no atendimento do pré-natal, prover suporte adequado para as mães e familiares, baseado na solidariedade e acolhimento, aliando também os saberes técnicos e científicos de modo que se reduza a morbimortalidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1