Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde da população LGBT+: a formação em fisioterapia no cenário dos direitos humanos / Health of LGBT+ population: education in physiotherapy in the human rights scenario

De Lima, Gabriel Paz; Soeiro, Ana Cristina Vidigal; Lira, Soanne Chyara Soares.
Fisioter. Bras ; 22(3): 346-364, Jul 15, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1284346

Introdução:

A universalidade, a equidade e a integralidade são os pilares do Sistema Único de Saúde que normatizam o acesso à saúde no país. Dentro do escopo da integralidade, está a assistência à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT+), que ainda é vitimada pelo preconceito e discriminação no atendimento de suas demandas em saúde. No campo da Fisioterapia, é necessário dar evidência a essa temática como uma estratégia de visibilidade e problematização sobre a necessidade do respeito à diversidade sexual e de gênero.

Objetivo:

Discutir o papel da formação acadêmica em Fisioterapia no atendimento às demandas em saúde da população LGBT+.

Métodos:

Trata-se de um estudo do tipo exploratório, transversal e descritivo, realizado com estudantes de graduação em Fisioterapia por meio de um questionário.

Resultados:

Os resultados apontaram lacunas em relação à temática na formação acadêmica, indicando a necessidade de inclusão de conteúdos acadêmicos relacionadas à saúde da população LGBT+ na graduação em Fisioterapia.

Conclusão:

Os conteúdos acadêmicos relacionados à saúde da população LGBT+ são escassos durante a graduação em Fisioterapia. Esta é uma realidade que necessita ser reformulada, pois pode tornar-se um ambiente favorável à desconstrução de dúvidas e preconceitos, além do preparo para a assistência. (AU)
Biblioteca responsável: BR1561.1