Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de parto vaginal após cesárea em uma maternidade de alto risco / Prevalence of vaginal delivery after cesarean in a high-risk maternity / Prevalencia de entrega vaginal después de cesárea en una maternidad de alto riesgo

Pinto, Keli Regiane Tomeleri da Fonseca; Almeida, Juliana Sousa de; Alves, Emily Marques; Sodré, Thelma Malagutti; Bernardy, Catia Campaner Ferrari.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 1506-1511, jan.-dez. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1337725

Objetivo:

estimar a prevalência de parto vaginal após cesárea em uma maternidade de alto risco e identificar as complicações maternas e neonatais.

Método:

trata-se de um estudo transversal, quantitativo e retrospectivo, realizado com 44 mulheres que tiveram parto normal com cesárea prévia, por meio da análise dos prontuários realizou-se a análise descritiva com frequências absolutas e simples.

Resultados:

a prevalência de parto vaginal após cesárea foi de 13%. Ocorreu complicação em 13,6% das mulheres, porém não houve rotura uterina e em 4,5% dos neonatos.

Conclusões:

os desfechos favoráveis comprovam a segurança deste procedimento para a mãe e para neonato e servem de estímulo para que os profissionais incentivem as gestantes com cesárea anterior a considerarem a via vaginal como uma possibilidade segura para o próximo parto
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1