Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efficacy of Citrullus colocynthis seed extract on Earias vittella, Fabricius, (Lepidoptera: Noctuidae): environment sustainable approach / Eficácia do extrato de semente de Citrullus colocynthis em Earias vittella Fabricius (Lepidoptera: Noctuidae): abordagem ambiental sustentável

Hassam, U A; Gulzar, A; Rasool, B; Zafar, S; Younis, T; Shakeel, M; Khan, D; Ullah, S; Khaliq, S; Ahmad, S F; Hafeez, M.
Braz. j. biol ; 84: e254479, 2024. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1355910
Resumo Earias vittella Fabricius, 1794 (Noctuidae Lepidoptera) é considerada uma das pragas mais destrutivas de algodão e quiabo no mundo, incluindo a Ásia. Essa praga estabeleceu resistência a vários inseticidas sintéticos. O uso de biopesticidas é uma das abordagens não convencionais para desenvolver um ecossistema saudável sem prejudicar as pragas não alvo e a fauna natural benéfica de insetos. No presente estudo, os níveis de toxicidade do extrato de semente de Citrullus colocynthis foram avaliados nas populações de E. vittella em condições de laboratório padronizadas. Os efeitos tóxicos de C. colocynthis nos períodos de desenvolvimento, conteúdo de proteína e atividade esterase das fases de vida de E. vittella também foram avaliados. Os níveis de toxicidade de metanol, etanol, hexano, água e profenofós foram avaliados em larvas de 1º instar de E. vittella. As concentrações de LC30 e LC80 apresentaram eficácia do extrato de sementes de C. colocynthis à base de metanol contra larvas de 1º instar de E. vittella. Os períodos larval e pupal aumentados foram revelados nas amostras tratadas durante a comparação com as amostras não tratadas. A taxa intrínseca de aumento e a taxa reprodutiva líquida nas concentrações de larvas expostas LC30 e LC80 permaneceram menores do que o tratamento controle. A fecundidade, a atividade da esterase e o conteúdo de proteína diminuíram nas amostras tratadas com LC30 e LC80 em comparação com o controle. As presentes descobertas sugerem que os extratos de C. colocynthis à base de inseticidas botânicos são benéficos, sustentáveis ​​para o ecossistema e podem ser integrados com programas de manejo de insetos do ponto de vista da segurança ambiental.
Biblioteca responsável: BR1.1