Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento científico produzido sobre a Síndrome da Ardência Bucal nos últimos cinco anos / Scientific knowledge produced about Bucal Ardence Syndrome in the last five years

Almeida, Igor Ferreira Borba de; Morais, Vinicius da Silva; Vieira, Ana Gabriela de Souza; Monteiro, Rhayane da Conceição; Almeida, Deybson Borba de.
RFO UPF ; 25(3): 339-347, 20201231. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1357812

Objetivo:

realizar revisão integrativa da literatura sobre a Síndrome da Ardência Bucal (SAB). Materiais e

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre a SAB nos últimos cinco anos. Utilizou-se as bases de dados Medline, SciELO e Lilacs para a pesquisa, empregando de forma combinada os descritores relacionados à temática. Como critérios de inclusão, decidiu-se selecionar publicações sobre a temática que estivessem disponíveis para leitura em qualquer idioma dos últimos cinco anos. Foram excluídos os estudos sem relação com o tema.

Resultados:

após análise, apenas 42 estudos foram selecionados para esta revisão. A maior parte dos artigos era publicada em inglês, porém, foi o Brasil que apresentou o maior número de publicações. As pesquisas avaliadas demonstraram os seguintes

resultados:

o sexo feminino é o mais acometido; maior prevalência acima dos 60 anos; dor, queimação e xerostomia são os sintomas mais relatados. O laser foi bastante relatado como terapia, além do uso de fármacos.

Conclusão:

a revisão apresentada neste artigo constatou que a maioria dos artigos, apesar de oriundos do Brasil, foi publicada no idioma inglês. A maioria dos trabalhos destacou que indivíduos do sexo feminino acima dos 60 anos são mais acometidos. Pacientes com SAB apresentam dor e queimação em língua e palato, principalmente. Fatores psicológicos e gastrointestinais podem estar associados ao aparecimento desta síndrome, e os usos do laser e de fármacos fitoterápicos, ou não, parecem melhorar o quadro clínico dos indivíduos acometidos.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1