Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Structure of social networks of people living with HIV and AIDS / Estructura de las redes sociales de personas viviendo con VIH y SIDA / Estrutura das redes sociais de pessoas vivendo com HIV e AIDS

de Andrade, Séfora Luana Evangelista; Moreira Freire, Maria Eliane; Collet, Neusa; Brandão, Gisetti Corina Gomes; Souza, Maria Helena do Nascimento; Nogueira, Jordana de Almeida.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210525, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1360759
RESUMO

Objetivo:

Analisar a estrutura da rede social de pessoas vivendo com HIV e Aids.

Método:

Pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevista com vinte e duas pessoas vivendo com HIV e Aids, de novembro a dezembro de 2019. Para análise, utilizou-se o referencial teórico-metodológico de rede social.

Resultados:

as redes primárias configuraram-se de tamanho médio e com baixa densidade, formadas por familiares, parentes, amigos, vizinhos e colegas. As redes secundárias foram caracterizadas por instituições públicas, privadas, de terceiro setor, locais de trabalho e pela rede informal, que forneceram suporte conforme a necessidade de cuidado.

Conclusão:

A família foi considerada o nó central da estrutura da rede social primária; no entanto, foram evidenciadas fragilidades nessas relações sociais. O contexto relacional familiar da pessoa com HIV e Aids sofreu influência do sigilo do diagnóstico decorrente do medo de sofrer preconceito e discriminação por ser soropositiva. Houve predileção pelos serviços da rede social secundária que assumiram a função de cuidado específico para a doença.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1