Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Community Health Agents and child health care: implications for continuing education / Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente / Agentes Comunitários de Saúde no cuidado com a saúde da criança: implicações para a educação permanente

Vieira, Caroline Lopes; Silva, Valentina Barbosa da; Parmejiani, Elen Petean; Cavalcante, Daniela Ferreira Borba; Souza, Maria Helena do Nascimento; Stipp, Marluci Andrade Conceição.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210544, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1365402
RESUMO

Objetivo:

compreender as principais situações enfrentadas pelos agentes comunitários de saúde em relação à saúde da criança sob a ótica das ações de educação permanente.

Método:

trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou o Arco de Maguerez. Participaram do estudo 10 agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Foram abordadas as etapas observação da realidade; identificação dos pontos-chave e teorização. Os discursos foram gravados, transcritos e seu conteúdo textual foi processado no software IRAMUTEQ, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

Formaram-se cinco classes, que compuseram três blocos temáticos nomeados da seguinte forma vulnerabilidade social da criança no território; o manuseio da caderneta de saúde da criança e o calendário vacinal.

Conclusão:

O desvelar das situações que impactam no trabalho dos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para a educação permanente, por favorecer pressupostos aplicáveis no cotidiano do trabalho com resolutividade na saúde da criança.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1