Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A saúde da haste capilar e do couro cabeludo: saberes de cabeleireiros / Health of capillary stem and hairdressing leather: knowledge of hairdressers

Fontana, Rosane Teresinha; Oliveira, Neuri Gilnei de.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 21(1): 85-93, maio 05,2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1370729

Introdução:

o cabelo tem uma forte representação para os seres humanos, causando grande impacto na estrutura emocional, imagem pessoal e qualidade de vida e saúde.

Objetivo:

investigar, junto a profissionais cabeleireiros, saberes acerca das principais patologias e/ou intercorrências de interesse ao profissional de estética capilar.

Metodologia:

pesquisa descritiva, realizada em salões de um município ao noroeste do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2020. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário e o tratamento dos dados se deu pela análise de conteúdo temática. Foram respeitados os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos legislados pela Resolução 466/2012.

Resultados:

identificou-se, que apesar da formação destes profissionais ser voltada quase que totalmente para o tecnicismo, com quase nenhuma base teórica e científica, os mesmos denotam algum saber em torno das questões relativas ao exercício da sua profissão tais como biossegurança, autocuidado, transmissão de doença no ambiente de trabalho e execução de suas técnicas. No que tange às doenças relativas a haste capilar e ao couro cabeludo, pode-se observar lacunas sobre esse tema por parte dos participantes, visto que, grande parte dos seus conhecimentos demonstrados valem-se de saberes empíricos, seja pela deficiência formativa seja pela escassez de material produzido por profissionais da área.

Conclusão:

foram observadas algumas deficiências nos saberes dos profissionais sobre o tema. Destaca-se a importância do estímulo para a produção de objetos de aprendizagem, bem como a elaboração de cursos de atualização direcionados a este setor.
Biblioteca responsável: BR342.1