Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social support networks for women in situation of intimate partner violence / Redes sociales de apoyo a mujeres en situación de violencia de pareja / Redes de apoio social às mulheres em situação de violência por parceiro íntimo

Santos, Clenilda Aparecida dos; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Souza, Ivis Emília de Oliveira; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Souza, Maria Helena do Nascimento; Penna, Lucia Helena Garcia; Figueiredo, Edilene Macedo Cordeiro; Gonçalves, Diana da Silva.
Rev. bras. enferm ; 75(supl.2): e20210830, 2022. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1376616
RESUMO

Objetivos:

analisar as possibilidades de suporte que a rede de apoio social oferece às mulheres em situação de violência por parceiro íntimo.

Métodos:

pesquisa qualitativa, ancorada no referencial de rede social de Sanicola. Participaram 21 mulheres atendidas em um serviço especializado de assistência social de Porto Velho-Rondônia, Brasil, que responderam à entrevista semiestruturada.

Resultados:

a análise dos mapas de redes mostrou que a rede de apoio social secundária mobilizada teve um caráter central na vida da mulher em situação de violência. Essas mulheres buscaram a rede secundária de terceiro setor, as igrejas, das quais receberam suporte emocional-afetivo e espiritual. Considerações Finais a compreensão da configuração da rede social e do tipo de apoio ofertado pode contribuir para a melhoria do cuidado à mulher e fortalecimento dos laços interpessoais e institucionais que auxiliam na busca do rompimento da situação de violência.
Biblioteca responsável: BR21.1