Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento cirúrgico de linfedema penoescrotal em um paciente com doença de Milroy: relato de caso / Surgical treatment of penoscrotal lymphedema in a patient with Milroy's disease: case report

Souza, João Roberto Farias de; Rodrigues, Maria Luiza Marialva; Tamborini, Sérgio Antônio Saldanha Rodrigues; Côrrea, Lívia Dornelas; Turrer, Clarissa Leite; Chiari Júnior, Armando.
Rev. bras. cir. plást ; 37(2): 250-255, abr.jun.2022. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1379882

Introdução:

A doença de Milroy manifesta-se como linfedema de membros inferiores e região genital, o que provoca prejuízos físicos e sociais. Relato de Caso Reporta-se um caso de linfedema penoescrotal severo em um paciente com doença de Milroy. Foi realizada a ressecção cirúrgica do tecido afetado e a reconstrução com retalhos locais e enxerto de pele. Discussão A doença de Milroy é rara, de caráter autossômico dominante. Sua apresentação clínica é progressiva e decorre da hipoplasia dos vasos linfáticos dos membros inferiores. O tratamento em casos avançados é iminentemente cirúrgico.

Conclusão:

No caso apresentado, o tratamento cirúrgico é uma boa opção. O uso de retalho paraescrotal para escrotoplastia associado ao enxerto para cobertura do pênis proporciona bom resultado funcional.
Biblioteca responsável: BR1874.9