Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Peso corporal aos 12 e 24 meses de vida e sua relação com tipo de aleitamento: estudo de coorte / Body weight at 12 and 24 months of life and its relationship with type of breastfeeding: a cohort study / Peso corporal a los 12 y 24 meses de vida y su relación con el tipo de lactancia materna: un estudio de cohorte

Nass, Evelin Matilde Arcain; Marcon, Sonia Silva; Teston, Élen Ferraz; Ichisato, Sueli Mutsumi Tsukuda; Toso, Beatriz Rôsana Gonçalves de Oliveira; Furtado, Marcela Demitto; Divino, Eveline Do Amor.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e80860, Curitiba: UFPR, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1394315
RESUMO Objetivo: identificar os desvios no peso corporal aos 12 e 24 meses de vida e sua associação com a prática do aleitamento materno. Método: estudo de coorte realizado com crianças assistidas na Atenção Primária de município no noroeste do Estado do Paraná, Brasil. Dados coletados no período de março a outubro de 2020, referentes aos dois primeiros anos de 401 crianças. Análise dos dados com testes qui-quadrado e regressão logística. Resultados: verificou-se que 66,3% e 44,6% das crianças apresentavam peso corporal adequado aos 12 e 24 meses respectivamente; com adequação de 93% e 83% para aleitamento exclusivo; 53,6% e 29% para aleitamento materno e 64,6% e 32,3% para as que não receberam aleitamento. Entre crianças com peso inadequado, prevaleceu o peso elevado 60%. Conclusão: esses resultados poderão subsidiar a atuação do enfermeiro durante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança no âmbito da atenção primária à saúde.
Biblioteca responsável: BR501.1