Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Motivation of children at risk for delay in development: the impact of an intervention with mothers / Motivación a los niños en riesgo de retraso en el desarrollo: el impacto de una intervención con las madres / Estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento: impacto de uma intervenção com mães

Torquaro, Isolda Maria Barros; Collect, Neusa; Souza, Maria Helena do Nascimento; Vaz, Elenice Maria Cecchetti; Vieira, Daniele de Souza; Reichert, Altamira Pereira da Silva.
Rev. gaúch. enferm ; 43: e20210154, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1394992
RESUMO

Objetivo:

Analisar o impacto de uma intervenção educativa com mães sobre a estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento, à luz da Teoria de Paulo Freire.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, realizado em março de 2018 com mães de crianças menores de dois anos matriculadas em Centros de Referência em Educação Infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas após intervenção educativa e analisaram-se os dados obtidos pela técnica temática.

Resultados:

Evidenciou-se o aumento do conhecimento das mães e mudanças de atitudes quanto à estimulação infantil após a intervenção, possibilitando socialização das informações com outras mães e empoderamento materno, que ajudam na identificação de alterações, motivação e autonomia para buscar novas formas de promover o desenvolvimento infantil.

Conclusão:

A intervenção educativa se mostrou efetiva, pois as mães passaram a estimular seus filhos no domicílio e a compartilhar as informações com outras mães.
Biblioteca responsável: BR1.1