Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da mortalidade por suicídio no estado de Pernambuco / Analysis of suicide mortality in the state of Pernambuco / Análisis de mortalidad por suicidio en el estado de Pernambuco

Lima, Patrícia Lopes de França; Silva, Maria Tatiane Alves da; Lima, Niédja Lissandra Lopes de França; Lima, Ewerton Thiago Pereira de; Silva, Daniela Tamires Alves da; Maia, Livia Teixeira de Souza.
Rev. Ciênc. Plur ; 8(3): 26478, out. 2022. graf, tab, maps
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1399030

Objetivo:

Analisar a mortalidade por suicídio no estado de Pernambuco, no período de 2010 a 2019.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo e ecológico, com uma abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários disponibilizados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estudo calculou a Taxa de Mortalidade por Suicídio e considerou as seguintes variáveis ano do óbito, localização geográfica, sexo, faixa etária e raça/cor. O processamento e análise dos dados ocorreram com auxílio das planilhas eletrônicas do Excel e do software SIG QGIS 3.16, sendo utilizadas medidas de frequência absolutas e relativas e apresentados em tabelas, figuras e mapa temático.

Resultados:

Nos últimos anos, Pernambuco vem apresentando um aumento namortalidade por suicídio, se destacando a prevalência na população masculina (77,33%), na faixa etária de 20 a 39 anos (40,95%) e na população negra (79,26%). Em relação adistribuição geográfica das taxas médias, o estado apresentou diferenças, destacando-se a Região de Saúde XI(Serra Talhada), seguida por Região de Saúde V (Garanhuns), Região de Saúde VII (Salgueiro) e Região de Saúde IX (Oricuri).

Conclusões:

A análise da mortalidade por suicídio foi importante para a construção do perfil das vítimas, possibilitando a identificação dos grupos vulneráveis e direcionando as intervenções. Além disso, destaca-se a importância da implementação e aprimoramento das políticas públicas voltadas para a prevenção do suicídio (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1