Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risco pré-operatório de coledocolitíase em colecistectomiasem um hospital terciário de João Pessoa-PB / Preoperative risk of common bile duct stones in cholecystectomies at a tertiary hospital in João Pessoa-PB

Veloso, Olga Lanusa Leite; Silva, Diego Arley Gomes da; Sousa, Marcelo Gonçalves.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 21(2): 238-242, out.2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1400152

Introdução:

a colelitíase é uma das doenças mais comuns do trato digestivo, acometendo 6-10% da população adulta. Destes, aproximadamente 8- 20% apresentam coledocolitíase associada. A estratificação de risco de coledocolitíase pré-operatória nos portadores de colelitíase busca subsidiar a definição de uma terapêutica mais adequada, em tempo hábil, para cada caso.

Objetivo:

estratificar o risco pré-operatório de coledocolitíase em pacientes submetidos a colecistectomia em um hospital terciário.

Metodologia:

estudo observacional descritivo, retrospectivo, a partir da análise de prontuários de pacientes submetidos a colecistectomia por cálculos biliares em um hospital público em João Pessoa, Paraíba, entre agosto de 2021 e janeiro de 2022, durante a pandemia de COVID-19. A estratificação de risco foi realizada a partir do estabelecido pela Sociedade Americana de Endoscopia Digestiva (ASGE) em 2010.

Resultados:

foram selecionados 41 pacientes, a maior parte do sexo feminino, com média de idade de 49,6 anos, em sua maioria submetidos a colecistectomia videolaparoscópica, sem colangiografia intraoperatória. O exame de imagem mais realizado no pré-operatório foi a ultrassonografia de abdome. De acordo com os critérios da ASGE, 18 (43,9%) pacientes foram classificados como baixo risco, 19 (46,4%) foram estratificados no risco intermediário, e 4 foram de alto risco (9,7%).

Conclusão:

apesar de uma amostra de tamanho limitado, evidencia-se frequência relevante do risco alto ou intermediário de coledocolitíase em portadores de colelitíase. A estratificação de risco para coledocolitíase é uma ferramenta importante a ser utilizada de rotina no pré-operatório da colecistectomia nos pacientes com diagnóstico de colelitíase.
Biblioteca responsável: BR342.1