Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estado nutricional de crianças de 5 a 9 anos por regional de saúde do estado de Goiás / Nutritional status of children aged 5 to 9 years by regional health of the state of Goiás

Santos, Beatriz Vitorino Pereira dos; Barreto, Isabella de Sousa; Carvalho, Nágila Araújo de; Silva, Jacqueline Aparecida Assis; Peixoto, Maria do Rosário Gondim.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS (Brasil), SES-GO | ID: biblio-1416861
Nos últimos anos a população brasileira apresenta um aumento expressivo de indivíduos com excesso de peso e redução na prevalência de desnutrição. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) permite o monitoramento de dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar dos usuários da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde de todas as fases da vida.

Objetivo:

Estimar a prevalência de magreza, excesso de peso e déficit de estatura de escolares de 5 a 9 anos no estado de Goiás e regionais de saúde (RS).

Métodos:

Trata-se de estudo ecológico descritivo, realizado a partir de dados secundários registrados no SISVAN nos últimos 5 anos. A avaliação antropométrica foi realizada a partir dos indicadores estatura por idade e índice de massa corporal por idade.

Resultados:

Observou-se baixa prevalência de magreza (5,7%) e déficit de estatura (6,1%) e alta prevalência de excesso de peso (34,8%) entre as crianças avaliadas, sendo maior na RS Entorno Norte, nos dois primeiros parâmetros, e na RS Rio Vermelho, no último parâmetro. Com relação à evolução das prevalências nos últimos cinco anos, observou-se aumento do excesso de peso.

Conclusão:

Destacou-se o crescente aumento no excesso de peso em escolares de 5 a 9 anos, indicando a importância do monitoramento dos dados de estado nutricional, bem como a atenção para o desenvolvimento de ações voltadas para a reversão do cenário encontrado
Biblioteca responsável: BR1759.1