Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Obstetric nursing in minas gerais: analysis of emergence and provenance / La enfermería obstétrica en minas gerais: análisis de emergencias y orígenes / O campo da enfermagem obstétrica em minas gerais: análise das emergências e proveniências

Schreck, Rafaela Siqueira Costa; Silva, Kênia Lara da.
Texto & contexto enferm ; 31: e20220259, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1424699
RESUMO

Objetivo:

analisar a constituição histórica do campo profissional da enfermagem obstétrica em Minas Gerais.

Método:

estudo qualitativo, interpretativo, ancorado na Genealogia de Michael Foucault, fundamentado na pesquisa sócio histórica, com abordagem da história oral temática e domínio da história da enfermagem obstétrica. O cenário foi o estado de Minas Gerais. O estudo abrangeu dados referentes à formação profissional e à inserção prática de enfermeiras obstétricas no período de 1957 a 2005. A coleta de dados foi realizada de agosto de 2021 a julho de 2022 com a identificação de sete documentos e doze entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise de Discurso.

Resultados:

foram conformadas três configurações genealógicas que representam os discursos, práticas e acontecimentos que caracterizaram a enfermagem obstétrica mineira. A primeira trata das iniciativas para a formação de enfermeiras obstétricas mineiras e rupturas relacionadas à restrição do espaço de atuação prática. A segunda aborda a articulação de uma Escola de Enfermagem com um Hospital Filantrópico como acontecimento importante para a enfermagem obstétrica mineira. A terceira aborda o período da inserção das primeiras enfermeiras obstétricas no espaço profissional. A análise possibilitou a identificação do momento histórico e das forças atuantes para emergência do campo profissional da enfermagem obstétrica, bem como condições de possibilidade (proveniências) envolvidas e acontecimentos que sucederam à essa conformação.

Conclusão:

o campo profissional da enfermagem obstétrica mineira emerge com a equação das forças de ensino e prática a partir da proliferação e conjunção de condições envolvidas nesse processo.
Biblioteca responsável: BR1.1