Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutrinews (covid-19): ação extensionista sobre nutrição, saúde e segurança dos alimentos no contexto da pandemia por sars-cov-2 / Nutrinews (COVID-19): Extensionist action on nutrition, health,and food safety in the context of the SARS-CoV-2 pandemic / Nutrinews (COVID-19): acción extensionista en materia de nutrición, salud y seguridad alimentaria en el contexto de la pandemia del SARS-CoV-2

Silva, Raniella Borges da; Silva, Thayane Ribeiro Mendes da; Fernandes, Gabrielle da Silva; Ribeiro, Yarla Maria Santana; Carvalho, Maria Alissia Costa; Ribeiro, Mikaely dos Santos; Bueno, Iely Jaqueline de Oliveira; Nunes, Maria do Rosário Conceição Moura; Ferreira, Josie Haydée Lima.
Rev. Ciênc. Plur ; 9(1): 29738, 27 abr. 2023. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1428132

Introdução:

O período pandêmico trouxe inúmeros desafios à saúde da população, entre eles, a manutenção da saúde alimentar, ameaçada pela disseminação de notícias falsas e o desconhecimento da população acerca de sua importância. Nesse contexto, o uso das mídias sociais torna-se um trajeto de aproximação entre educação e saúde.

Objetivo:

Relatar a experiência obtida através da execução de um projeto de extensão universitáriarelacionado a promoçãoda saúde nutricional via mídias sociais no contexto pandêmico.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no qual descreve-se a execução do Projeto de extensão universitária "Descomplicando a nutrição e segurança dos alimentos no contexto da pandemia por SARS-CoV-2".Oprojeto foi desenvolvido através do compartilhamento de publicações e serviços on-lineacerca da segurança de alimentose nutriçãono contexto da pandemia.Utilizou-seuma conta publica no Instagram®e uma comunidade virtual do Whatsapp®como veículos de informação e promoção de saúdepara população.

Resultados:

Entre o período de junho a dezembro de 2021, a conta do Instagram®atingiu um total de 359 seguidores,e realizou centenas de postagens, dentre posts, vídeose stories,alcançando mais de mil contas. Além das publicações, foi oferecido suporte direto, via WhatsApp®,paramanipuladores de alimentos formais e informais acompanhados pelo grupo de extensão.

Conclusões:

Os conteúdos trabalhadosnas redes sociais tiveram bom alcance,contribuindopara a promoção de saúde e o combate defalsas informaçõesnas redes sociais. Ao passo que, aodesenvolver as atividades, os participantes do projeto socializaramsaberese desenvolveram competências como tomada de decisões, protagonismo, reflexão, comprometimento, trabalho em equipe e criatividade (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1