Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eventos gerenciais e assistenciais como interferências na carga de trabalho / Managerial and assistance events such as workload interference / Eventos gerenciales y de asistencia como interferencia en la carga de trabajo

Castro, Meire Cristina Novelli e; Almeida, Priscila Masquetto Vieira de; Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Spiri, Wilza Carla; Cyrino, Claudia Maria Silva; Jensen, Rodrigo; Serafimen, Clarita Terra Rodrigues; Barreira, Maria Rachel Nogueira.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-8, mar. 20, 2023. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1433892
Objetivo: Analisar eventos no processo de trabalho gerencial e assistencial da enfermagem, como interferências na carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, de série histórica na análise da carga de trabalho. Foram realizadas aferições do Nursing Activities Score entre 2007 a 2014. Os eventos foram divididos em ações gerenciais e assistenciais. Resultados: O Nursing Activities Score foi aplicado 35262 vezes em 4731 pacientes. Entre as intervenções gerenciais, a carga de trabalho foi maior na vigência da Resolução da Diretoria Colegiada nº. 26 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concomitante ao aumento da proporção de pacientes por enfermeiro (p<0,001), na implantação dos sítios assistenciais (p<0,001) e na expansão da unidade (p<0,001). Entre as intervenções assistenciais, houve aumento da carga de trabalho no período de incorporação tecnológica (p<0,001), credenciamento de transplante hepático (p<0,001) e implantação de bundle de controle de infecção (p<0,001). Conclusão: Os eventos no processo de trabalho gerencial e assistencial da enfermagem que tiveram como objetivo melhorar a qualidade da assistência, constituem fatores que interferem na carga de trabalho da enfermagem em UTI, uma vez que esta tem aumentado ao longo dos anos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2