Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Normalization of deviance in pediatric hospital: perception of health workers / Normalización de la desviación en hospital pediátrico: percepción de trabajadores de salud / Normalização do desvio em hospital pediátrico: percepção de trabalhadores de saúde

Carvalho, Gabrielle da Silva; Beserra, Eveline Pinheiro; Bandeira, Erika da Silva; Rodrigues, Ana Barbosa; Farias, Isaque Lima de; Oliveira, Paloma Moreira de; Oliveira, Roberta Meneses.
Rev. gaúch. enferm ; 44: e20220236, 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1441902
RESUMO Objetivo: Conhecer a percepção de trabalhadores de saúde sobre o fenômeno da normalização do desvio em um hospital pediátrico. Método: Estudo exploratório, descritivo e qualitativo realizado em hospital público pediátrico do nordeste brasileiro em 2021. Aplicou-se entrevista em profundidade a 21 trabalhadores de saúde, submetida à Análise de Conteúdo Categorial Temática no Software MAXQDA®. Resultados: Emergiram 128 unidades de contexto da análise de conteúdo. Esses dados foram apresentados em três categorias analíticas, as quais abordam concepções sobre normalização do desvio, exemplos e fatores contribuintes. Destacam-se a omissão da prática de higienização das mãos e do uso correto dos equipamentos de proteção individual, e o desligamento de alarmes como principais desvios percebidos pelos trabalhadores de saúde. Como fatores contribuintes, preponderaram os fatores humanos e os fatores organizacionais. Conclusão: Os trabalhadores percebem a normalização do desvio como negligência, imprudência e violações de boas práticas, com consequências para a segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1