Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Salud sexual y reproductiva en exguerrilleras colombianas antes del Acuerdo de Paz y después de este / Sexual and Reproductive Health of Former Colombian Female Guerrillas before and after the Peace Agreement / Saúde sexual e reprodutiva em ex-guerrilheiras colombianas antes e depois do Acordo de Paz

Ochoa Sierra, María; Ruiz Sánchez, Laura; García Jiménez, Marlly Andrea; Ramos Jaraba, Sara Milena; Garcés-Palacio, Isabel C.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 21(2): [1-21], 20230509.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1510547
O objetivo deste artigo é descrever as experiências em saúde sexual e reprodutiva de ex-guerrilheiras das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército Popular (fARC-EP) durante o conflito armado e após a assinatura do acordo de paz. Durante o ano de 2018, foi realizado um estudo de caso interpretativo através da observação participante, 11 entrevistas e dois grupos focais. Nas fARC-EP não havia abordagem integral da saúde sexual e reprodutiva ou perspectiva de gênero; privilegiou-se a prevenção da gravidez com métodos e sanções para as mulheres. Por ser um exército clandestino, as decisões não eram tomadas individualmente, e a autoridade do superior implicava relações erótico-afetivas, embora garantisse atendimento ágil em casos de emergência. Após a assinatura do convênio, com sua consequente inserção no sistema de saúde colombiano, ampliam-se as possibilidades de atendimento aos casos não urgentes, mas enfatizam-se as barreiras para o atendimento no sistema de saúde.

Assuntos

Humanos
Biblioteca responsável: CO285.1