Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ensino da Bioética nos cursos de Saúde Coletiva de universidades públicas brasileiras

Silva, Andressa Vulcão da; Costa, Josias Botelho da; Soeiro, Ana Cristina Vidigal.
Saúde Redes ; 9(3): 1-14, set. 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1516095

Objetivo:

Realizar um mapeamento das universidades públicas brasileiras que ofertam o curso de Saúde Coletiva, de modo a analisar a inserção de conteúdos relacionados à Bioética (disciplina e conteúdos curriculares).

Método:

Estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem documental, realizado por meio do acesso aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, disponibilizados no portal Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, e nos sites oficiais das universidades.

Resultados:

Em abril de 2023, existiam 37 cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil, sendo 17 deles, ofertados por universidades públicas. Ao analisar os projetos de curso, observou-se que ensino da Bioética ocorre de forma transversal e em diferentes componentes curriculares, com predomínio de conteúdos teóricos.

Conclusão:

O ensino da Bioética nos cursos de Saúde Coletiva pode ser aprimorado, inclusive com metodologias que favoreçam a problematização de situações cotidianas enfrentadas por sanitaristas brasileiros. Ademais, é necessário que as ações de ensino explorem diferentes perspectivas e princípios bioéticos, estimulando uma reflexão crítica, reflexiva e plural, sobre os desafios existentes.
Biblioteca responsável: BR1973.9