Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação do conteúdo de um protocolo de avaliação da motricidade orofacial em lactentes / Content validation of an orofacial myofunctional assessment protocol for infants / Validación del contenido de un protocolo para la evaluación de la motricidad orofacial en bebés

Klitzke, Ana Cristina Kirschner; Chitz, Síntia Carolini; Tomé, Marileda Cattelan; Christmann, Mara Keli; Liebel, Graziela.
Distúrb. comun ; 35(3): 59104, 25/10/2023.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1526022

Introdução:

Muitos estudos têm se dedicado a compreender melhor a dinâmica da avaliação das estruturas e funções estomatognáticas de lactentes; até a presente pesquisa não foram encontrados estudos específicos para essa faixa etária, até recentemente.

Objetivo:

Validar o conteúdo de um instrumento fonoaudiológico de avaliação da motricidade orofacial para lactentes na faixa etária de um mês a dois anos.

Metodologia:

Foi elaborado o instrumento para "avaliação fonoaudiológica da motricidade orofacial de lactentes de um mês a dois anos" a partir dos dados obtidos na literatura. A validação do conteúdo do instrumento se deu por meio da avaliação de quatro juízes para clareza dos itens propostos no protocolo e da representatividade dos mesmos no processo de validação do conteúdo. Os juízes classificaram cada item quanto à clareza, a partir de uma escala tipo Likert de quatro pontos, sendo (4) muito claro, (3) claro, (2) pouco claro, (1) sem clareza, com o propósito de realizar a validação do conteúdo por meio da aplicação da equação do Índice de Validação do Conteúdo (IVC).

Resultados:

O protocolo desenvolvido possui 8 itens e uma breve anamnese Hábitos Orais; Avaliação Estrutural; Respiração; Voz; Avaliação Funcional; Alimentação e Deglutição - líquidos e alimentos em pedaços; Diagnóstico Fonoaudiológico. A etapa seguinte contou com a análise da representatividade e para clareza dos itens do protocolo pelos juízes, e após a segunda análise, a validação do conteúdo resultou na permanência dos 8 itens com Índice de Validade de Conteúdo total de 100%.

Conclusão:

O conteúdo do protocolo foi considerado válido para uso na avaliação do público-alvo, comprovado por profissionais com experiência na área. A versão final do Protocolo de avaliação fonoaudiológica da motricidade orofacial de bebês foi finalizada com 8 itens de avaliação. (AU)
Biblioteca responsável: BR195.3