Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atención de enfermería en salud mental a personas con diabetes mellitus: revisión integrativa / Mental health nursing care for people with diabetes mellitus: An integrative review / Cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa

Silva, Bianca Brandão da; Lima, Maria Helena de Melo; Saidel, Maria Giovana Borges.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e4073, Jan.-Dec. 2023. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1530187

Objetivo:

avaliar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Método:

revisão integrativa da literatura. Busca realizada em cinco bases de dados. Amostra composta por 14 estudos. Os estudos foram exportados para o gerenciador EndNote, e seus dados, para uma planilha desenvolvida pelo Microsoft Excel. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio de ferramentas propostas pelo Joanna Briggs Institute. Etapas de amostragem, categorização, avaliação, interpretação dos resultados e síntese dos estudos incluídos foram realizadas por dois revisores de forma independente e mascarada. A análise descritiva dos resultados é apresentada em três categorias.

Resultados:

orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, englobando ferramentas e estratégias no âmbito físico e psíquico; estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia, focalizando a psicoterapia e a comunicação terapêutica; e intervenções de autogestão/ autogerenciamento, abordando o autocuidado com base em teorias comportamentais.

Conclusão:

a síntese do conhecimento revelou que as orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia e intervenções de autogestão/autogerenciamento são intervenções positivas que auxiliam as pessoas com transtornos mentais e diabetes mellitus na prevenção de agravos.
Biblioteca responsável: BR26.1