Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Benchmarking of apps for mobile devices targeted at children's health / Benchmarking de aplicaciones para dispositivos móviles dirigidas a la salud infantil / Benchmarking de aplicações para dispositivos móveis direcionados à saúde da criança

Pedrosa, Rafaella Karolina Bezerra; Soares, Anniely Rodrigues; Reichert, Gabriel Pereira; Andrade, Fábia Barbosa de; Reichert, Altamira Pereira da Silva.
Texto & contexto enferm ; 32: e20230204, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1530541
RESUMO

Objetivo:

Identificar quais dos aplicativos disponíveis para o público infantil contemplam informações sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, análogos à Caderneta da Criança brasileira.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratória de levantamento de aplicativos destinados ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Para auxiliar no processo, foi utilizada a técnica de benchmarking. A busca pelos aplicativos foi realizada nas lojas de aplicativos Google Play e App Store, em janeiro de 2023. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel. Após a classificação de variável, calculou-se a frequência absoluta e relativa.

Resultados:

Foram identificados 624 aplicativos. Desses, 491 foram encontrados no Google play e 133 no App Store. Após análise da descrição da aplicação e exclusão de duplicatas, foram selecionados 48 softwares para a amostra final. 41% (19) dos aplicativos apresentam-se na língua portuguesa, 36% (17) dos selecionados propõem-se a registrar o desenvolvimento da criança, e apenas 2% (1) faz o armazenamento do crescimento, desenvolvimento e vacinação infantil.

Conclusão:

Evidenciou-se a ausência de um aplicativo análogo à Caderneta da Criança para o acompanhamento e registro da saúde infantil para o âmbito do Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1