Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risk factors for lower renal compensation after nephrectomy: an analysis of living kidney donors in an Amazonian cohort / Fatores de risco para menor compensação renal pós-nefrectomia: análise de doadores de rim vivo em uma coorte amazônica

Ferreira, Luan Moraes; Batista, Gisela Gomes; Bouillet, Leoneide Érica Maduro; Esposito, Emanuel Pinheiro.
J. bras. nefrol ; 46(3): e20230134, July-Sept. 2024. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1550505
Resumo

Introdução:

O transplante de rim de doador vivo é considerado a terapia renal substitutiva ideal por oferecer menor taxa de complicações e possibilitar uma resposta eficiente à grande demanda por enxertos no sistema de saúde. A seleção criteriosa e o acompanhamento adequado dos doadores constituem um pilar fundamental dessa modalidade terapêutica, sendo essencial a identificação dos indivíduos em maior risco de disfunção renal pós-nefrectomia.

Objetivo:

Identificar fatores de risco para uma Taxa de Compensação (TC) da função renal inferior a 70% 12 meses após a nefrectomia.

Métodos:

Estudo observacional, retrospectivo e longitudinal conduzido com doadores de rim vivo acompanhados no Hospital Regional do Baixo Amazonas entre 2016 e 2022. Foram coletados dados correspondentes a variáveis sociodemográficas, comorbidades e parâmetros de função renal.

Resultados:

Foram incluídos 32 pacientes na amostra final. Destes, 14 (43,75%) obtiveram TC < 70% 12 meses após a doação. A regressão logística identificou a obesidade (Odds Ratio [IC95%] 10.6 [1.7-65.2]), albuminúria (Odds Ratio [IC95%] 2.41 [1.2-4.84]) e proteinúria (Odds Ratio [IC95%] 1.14 [1.03-1.25]) como fatores de risco. A taxa de filtração glomerular atuou como fator de proteção (Odds Ratio [IC95%] 0.92 [0.85-0.99]).

Conclusão:

Obesidade, albuminúria e proteinúria demonstraram impacto negativo na taxa de compensação renal em curto prazo, o que reitera a necessidade de estudos acerca das implicações prognósticas desses fatores. Além disso, reforça-se a necessidade de avaliação cuidadosa e individualizada dos possíveis doadores, com acompanhamento rigoroso, especialmente para indivíduos de maior risco.
Biblioteca responsável: BR1.1