Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

In-person and telemedicine course models for disaster preparedness: a comparative analysis / Modelo de curso presencial e via telemedicina para preparação em desastres: uma análise comparativa

DORIGATTI, ALCIR ESCOCIA; PEREIRA, BRUNO MONTEIRO TAVARES; SIMÕES, ROMEO LAGES; MATSUGUMA, JULIANA RODRIGUES; CALDERAN, THIAGO RODRIGUES ARAUJO; FRAGA, GUSTAVO PEREIRA.
Rev. Col. Bras. Cir ; 45(3): e1710, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-956560
RESUMO

Objetivo:

comparar o desempenho dos alunos nos cursos presenciais e via telemedicina para a capacitação e atuação necessária em desastres, se valendo da telemedicina como uma ferramenta efetiva de treinamento.

Métodos:

pesquisa online realizada após o término do curso de preparação em desastres, realizado presencialmente, bem como, por videoconferência. Comparou-se o desempenho dos alunos do curso presencial e via telemedicina.

Resultados:

na comparação dos resultados obtidos com os dados pré e pós-teste entre os alunos que cursaram via telemedicina e presencialmente, observou-se que nas duas modalidades do curso houve aumento do conhecimento (p<0,001). Constatou-se ainda que não houve diferenças estatisticamente significativas na avaliação posterior entre os cursos presenciais e via telemedicina (p=1,0), no entanto, houve diferença com significância no momento avaliativo pré-teste (p<0,001).

Conclusão:

as videoconferências podem ser utilizadas de forma efetiva para a capacitação de profissionais da área de saúde na gestão de desastres, sendo capaz de prover o conhecimento de forma adequada e ser ferramenta importante para alcance à distância em educação continuada.
Biblioteca responsável: BR1.1