Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do tratamento e controle da hipertensão arterial sistêmica em pacientes da rede pública em São Luis (MA) / Evaluation of the treatment and control of systematic arterial hypertension in patients of the public health system in the city of Sao Luis, MA

Mochel, Elba Gomide; Andrade, Camila Freitas de; Almeida, Daniela Serra de; Tobias, Alexandro Ferraz; Cabral, Renata; Cossetti, Rachel Dino.
Rev. baiana saúde pública ; 31(1): 90-101, jan.-jun. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-478111
Considerando a escassez de dados sobre o tratamento realizado pelos hipertensos nas unidades de saúde de São Luís (MA), este estudo procura identificar as drogas mais utilizadas por esta população, as associações entre as drogas, em que estágio pressórico estão estes pacientes, bem como estimar a adesão ao tratamento realizado. Trata-se de um estudo transversal, com uma amostra de 462 pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão em Unidades de Saúde de São Luís, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) há mais de 6 meses, maiores de 18 anos de idade e com capacidade mental para participar da pesquisa. As variáveis utilizadas incluíam tempo de hipertensão, adesão ao tratamento, drogas mais utilizadas e suas associações. Além disso, realizou-se exame físico que constava em aferição da freqüência cardíaca e da pressão arterial, mensuração do quadril e da cintura para realização de seu índice, verificação de peso e altura. A taxa de adesão encontrada foi de 75por cento, um valor provavelmente superestimado. Observou-se que o esquema mais utilizado era a monoterapia, sendo o captopril a droga mais prescrita neste esquema (65por cento). Em contrapartida, observe-se o melhor controle pressórico com a utilização da hidroclorotiazida.
Biblioteca responsável: BR15.1