Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hemibalismo-hemicoreia em estado hiperglicêmico não cetótico: distúrbio do movimento associado ao diabetes melito / Hemiballism-hemichorea with non-ketotic hyperglycemia: movement disorder related to diabetes mellitus

Zétola, Viviane Flumignan; Verschoor, Bruno; Lima, Fernando M; Ottmann, Francisco E; Doubrawa, Eloisa; Paiva, Eduardo; Carvalho, Maurício de; Teive, Hélio A. G.
Arq. bras. endocrinol. metab ; 54(3): 335-338, Apr.-Mar. 2010. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-547564
O diabetes melito, especialmente quando descompensado, pode culminar em várias complicações neurológicas, sendo o desenvolvimento de movimentos involuntários uma das formas mais raras. O estado hiperglicêmico não cetótico em pacientes idosos, que se apresentam com movimentos tipo balismo-coreia associados a alterações nos exames de imagem cerebral (tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética), constitui uma síndrome de caracterização recente e de poucos relatos na literatura. Apresentamos o caso de um paciente admitido com história de movimentos involuntários do tipo hemibalismo-hemicoreia à esquerda associado a estado hiperglicêmico com hemoglobina glicada de 14,4 por cento. O exame tomográfico de crânio revelou área hiperdensa em topografia de gânglios da base à direita. Após controle glicêmico adequado, houve melhora progressiva e recuperação do quadro neurológico, com desaparecimento completo da lesão hiperdensa inicial.
Biblioteca responsável: BR1.1