Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resistência à realização do exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de bairro de baixa renda em Itajubá-MG / Resistance to carry out the pap test in women of a poor suburb in Itajuba-MG

Sechinato, Marcelo da Silva; Gomes, Vanessa Pereira; Coelho, Hugo Lorieri; Alves, Flavia de Oliveira; Corrêa, Camila Moraes; Margato, André Loureiro.
Rev. méd. Minas Gerais ; 14(4): 257-261, out.-dez. 2004. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-575143

Objetivo:

O objetivo deste artigo é identificar a resistência das mulheres de bairro de baixa renda a submeter-se ao exame preventivo do câncer de colo uterino.

Métodos:

O estudo foi realizado em Itajuba (MG), bairro de baixa renda, onde as mulheres com vida sexual ativa foram convidadas a responder a um questionário e a se submeter à coleta de material para a realização da citologia exfoliativa cérvico-vaginal.

Resultados:

727 mulheres responderam ao questionário e 140 quiseram se submeter ao exame preventivo de câncer do colo uterino. A renda média das famílias do bairro é de 2.73 salários mínimos. Cerca de 37% das mulheres referiram nunca ter feito o exame, 24% responderam tê-lo feito há mais de dois anos e 38% disseram tê-lo há menos de dois anos. Em 3,5% das mulheres que se submeteram ao exame foram encontradas lesões precursoras do câncer de colo uterino.

Conclusões:

Existe forte resistência das mulheres em bairro de baixa renda à realização do exame preventivo de câncer de colo uterino.
Biblioteca responsável: BR21.1